Grande parte dos políticos tratam das questões sociais como a educação, saúde e segurança de um modo geral, pois não é algo que chame muito a atenção da maioria. Consequência da perda e da mudança nos valores da sociedade , que passou a ter como foco as questões voltadas ao finaceiro deixando de lado os príncipios básicos a educação.
Os alunos vão a escola com o objetivo de obter um certificado, e não se precoupando em adquirir conhecimento; tornando a escola muitas vezes uma espécie de "mercado" de notas. E o governo, por sua vez, acaba contribuindo com essa situação criando projetos como o Veredas, onde o aluno que não conseguiu completar o Ensino Médio no período normal, irá terminá-lo no tempo de 1 ano e meio. Uma grande falha do projeto é que ele não dá suporte para sanar as dificuldades dos alunos, mas preocupa-se somente em aprová-lo, o que resulta na falta de interesse por parte dos alunos.
A maior dificuldade vem depois, quando esses alunos despreparados em relação ao saber de qualidade, deparam-se com o vestibular, para entrar numa universidade pública. As vagas são limitadas em relação ao número da população, e as poucas que existem são ocupadas em sua maioria por alunos de escolas particulares, que por sua vez tiram as vagas dos colegas do ensino público por terem um nível maior e melhor de educação.
Começa a partir daí uma grande divergência : alunos de escolas particulares nas universidades públicas e alunos das públicas em particulares.
Há um grande número de faculdades privadas de grande médio porte que faciltam o acesso de pessoas com menores condições financeiras, ou que não conseguiram ingressar numa universidade pública. Mas que profissionais serão esses, serão pelo menos competentes?
Os dias atuais trazem muitas divergências, e o pior é as pessoas aceitarem essas divergências como uma coisa comum. A comodidade e a falta da consciência crítica são dois erros que promovem todos os outros erros enchergados na sociedade. Vemos frequentemente nas campanhas eleitorais alguns candidatos falarem sobre a criação de novas escolas técnicasque cuja finalidade é voltar-nos para o mercado de trabalho. Espera aí. O que estão querendo de nós? O que estamos deixando fazer conosco? O mundo está girando e torno do dinheiro e os valores morais estão sendo cada vez mais esquecidos. O "ir" para a escola pra obter conhecimento e tornar-se um cidadão crítico, consciente e que pode contribuir com o bem para a sociedade, já não existe mais em sua maioria! Hoje o "ir" é para "passar de série" e depois arrumar um emprego e virar uma boa mão-de-obra para o Estado.
Nos países desenvolvidos, as escolas particulares servem apenas para separar alunos que tenham melhor condição financeira daqueles que possuem uma condição financeira , para não causar o sentimento de inferioridade ou superioridade, evitando talvez até conflitos posteriores. O fato é que nesses países, a educação é igual nos dois tipos de escola, não há distinção nos métodos e na qualidade de ensino.
0 comentários:
Postar um comentário
Comente e mostre oque pensa =]