Aqui, essa realidade é totalmente diferente, há e muita diferença no ensino oferecido pelas escolas públicas e particulares. Por quê quem tem mais dinheiro pode se valer de ter uma educação melhor, se o conhecimento é um só e a capacidade de aprender é igual?Por quê a educação pública é inferior a particular, sendo que as escolas públicas recebem uma bo quantidade de verbas para serem investidas na educação? O que se conclui é que essas verbas têm uma má administração e na maioria das vezes são desviadas, não atendendo de forma adequada as nossas reais necessidades.
Verifica-se que o processo para a implantação de medidas para uma educação de qualidade é lenta. Algumas medidas são feitas para tentar diminuir os diversos problemas relacionados à educação: o sistema de cotas para a entrada de negros nas universidades públicas, o PROUNI (um programa que é responsável pela inclusão de camadas populares na universidade particular). São poucas as medidas, mas acabam tendo um peso importante para a realização de mudanças. Essas são apenas algumas conquistas na grande caminhada para a mudança social.
É importante perceber que ainda existem muitas atitudes que podem ser tomadas para melhorar o sistema educacional brasileiro. Escolher bem o candidato é uma delas. Na hora de votar, é preciso saber as propostas dos candidatos para a educação. É preciso ter uma conscientização, uma verdadeira mobilização por parte dos eleitores para que possam escolher bem o futuro da sociedade, bem como cobrar por melhores condições de vida, tanto na área da educação como da saúde, segurança etc.
De acordo com Sônia Aparecida das Dores-UnB, em Educação e Partidos Políticos - análise da concepção de cidadania em governos do Distrito Federal - Brasil (1945-1998 e 2003-2006) " É preciso refletir e aprender a dimensão política dos conceitos sociais para, se necessário, redefiní-los. Mudar essa cultura não constitui tarefa fácil, simplista ou mesmo nova. Exige resistência, enfrentamentos, perseverança, sobretudo acreditar que o coletivo e que a mobilização por intermédio dos movimentos sociais pode sacudir a nossa comodidade, ativar a nossa indignação frente as injustiças sociais, trazendo a 'luta' como uma renovação no viver - com 'o outro' - para estarmos melhores e felizes em nossas vidas"
É preciso também estar atento aos partidos políticos, conhecer e analizar suas propostas. É indispensável saber a quem entregará o direito de nos representar, de fazer as transformações pela a qual a sociedade tanto necessita. Outro ponto importante é perceber o poder que a mídia exerce, e quanto à sua responsabilidade social. Às vezes a mídia foca em um só candidato, é preciso estar atento e analisar os demais candidatos, aqueles que têm menor tempo de propaganda eleitoral, eles podem ter bons projetos (!), mas por não pertecerem aqueles partidos favoritados pela mídia, perdem a chance de mostrar integralmente suas propostas.
Por fim é preciso ter coragem para lutar pela recuperação dos bons e antigos valores perdidos. É preciso lutar por uma educação superior, uma vida e um futuro de qualidade! É necessário abrir os olhos e não ir aceitando, "engolindo" tudo sem ao menos saber o que está comendo. Sair do comodismo, do individualismo, para então contribuir pra uma vida digna merecedora de todos. Exergar a real importância da educação é o que há. Sem essa qualidade de ensino é impossível obter resultados bons no futuro. É através de uma educação de qualidade que se formam verdadeiros cidadãos competentes, que são capazes de criticar, analisar e expor suas idéias, seus desejos, contribuindo para uma sociedade melhor.
0 comentários:
Postar um comentário
Comente e mostre oque pensa =]